Sistema que controla o arsenal nuclear americano executa em um computador da IBM da década de 70

Um relatório do Escritório de Contabilidade do Governo Americano  (do inglês, US Government Accounting Office – GAO) destacou o perigoso estado da infraestrutura de TI do Tio Sam.

Três dos mais populares formatos de disquete: 8, 5¼ e 3½ polegadas.

Como um exemplo, o computador usado para coordenar a força nuclear americana é um IBM Series/1 que usa disquetes de 8 polegadas capazes de armazenar 80 KB de dados cada. Enquanto que o Departamento de Tesouro está calculando declarações fiscais em um Mainframe de 56 anos da IBM que usa programas escritos em Assembly. O departamento diz que não tem planos para atualizar o seu sistema.

IBM Series/1

No seu relatório, o GAO encontrou numerosos casos de hardware e software obsoletos. Alguns alertas do departamento de comércio utilizam sistemas em Fortran e possui computadores executando o Windows Server 2003 que não é mais suportado pela Microsoft.

O departamento de segurança nacional está usando um mainframe de 8 anos, o IBM System z10 usando Cobol para alguns sistemas pessoais, e o departamento de justiça também está usando um sistema feito na mesma linguagem para acesso ao seu principal banco de dados de presidiários.

IBM System z10

Vários dos sistemas apresentados pelo GAO serão substituídos em breve – as forças armadas americanas irão ter seu controle nuclear rodando em um servidor mais moderno até 2020, por exemplo – mas muitos dos departamentos relataram que não tem planos para realizar o atualização dos seus sistemas.

O governo americano gasta US$ 80 bilhões por ano em TI, 75% desse montante é usado para manter  os sistemas disponíveis e executando. O GAO relatou que encontrou que essa percentagem está aumentando, sendo 77% previstos para 2017, deixando menos recursos para novos sistemas que mais eficientes.

Para piorar as coisas, a geração de programadores e gurus de TI que podem manter esses sistemas ativos estão literalmente morrendo. Não existem muitos programadores de COBOL e Fortram existentes, e ninguém está aprendendo essas linguagens atualmente.

Traduzido de: http://www.theregister.co.uk/2016/05/25/us_nuclear_guidance_system_running_on_8inch_floppies/

Link para o relatório: http://www.gao.gov/assets/680/677454.pdf

 


Warning: Missing argument 1 for cwppos_show_review(), called in /home/rodrigolira/blog.rodrigolira.net/wp-content/themes/flat/content-single.php on line 29 and defined in /home/rodrigolira/blog.rodrigolira.net/wp-content/plugins/wp-product-review/includes/legacy.php on line 18