Criando um Bot do Telegram (Parte 1)


Recentemente,  o Telegram liberou para os desenvolvedores criarem Bots para usar no mensageiro. Bot é um negócio que acho bem legal, inclusive, eu já tinha feito um bot para o tweet em que usei o Google AppEngine. Ele era bem simples, basicamente um script python que usavam o cron e a biblioteca BeutifulSoup, ele postava as notícias do site do Ecomp – curso de Engenharia da Computação da UPE – no Tweet.  Enfim, resolvi me aventurar no desenvolvimento de um bot utilizando a API do Telegram. Vou usar o blog para contar minha saga na criação do meu primeiro bot nesse mensageiro. Isso pode demorar um tempo, talvez nunca ser finalizado, mas vou deixar tudo registrado!

O problema

Desde que acabei o mestrado eu venho olhando quase que diariamente os sites de concurso, na verdade eu só olho o pciconcursos. Minha procura sempre é a mesma, concursos recentes para professor universitário aqui na redondeza de Pernambuco. Meu acesso é bem simples, toda noite eu visualizo a página “Últimas” do site e procuro por concursos para PE, PB ou AL. É simples e mecânico.

A solução

Vendo a possibilidade de criar algo legal com essa API do Telegram, eu corri logo pro BotFather e criei alguns bots. Por enquanto já sou dono do @RodrigoLiraBot, @ConcursoBot, @ConcurseiroBot. Resolvi usar essa minha necessidade de visualizar novos concursos para aprender como manusear com bots do mensageiro.

Bem, já tenho um problema e uma possível solução. Fazer um bot que me informe os concursos recentes e que possa até me informar de alguma novidade que tenha passado despercebido.

Ahh, a forma de criar bots no telegram é bem simples:

  1. Adicione o @BotFather
  2. Escreva: /newbot
  3. Ele pedirá um nome para o seu bot. Escreva o nome.
  4. Se o nome estiver disponível, você terá que adicionar um username. Digite o username.
  5. Você receberá um token de acesso. Agora é só fazer a lógica de comunicação do bot!

Mais informações: https://core.telegram.org/bots/

Quer ver com o um bot funciona? Adiciona o @ImageBot e digita “/get rodrigoclira“.  Voilá. It is me!  😀

Let the game begin!

| Criando um Bot do Telegram (Part 2)

RL,


  • Ricardo Sotnas

    Muito bom o tutorial, simples e direto!!

  • Um usuário comum consegue fazer um bot? Eu não sei nada de programação. Tipo um RSS, como vc citou?

    • rodrigolira

      Oi Alessandro, para a criação de um bot do Telegram é necessário ter um pouco de conhecimento em lógica de programação. Se você se interessa por essa área de programação, você poderia começar dando os primeiros passos. Há várias iniciativas nesse campo, dentre elas o https://code.org/

      RL

  • Thiago Rodrigo

    Bacana, queria fazer um bot para o grupo, quando um novo membro entra no grupo ele dá boas vindas e fala das regras.Pode me ajudar?

    • Perceus Black

      Eai meu chapa. Sei que o comentário é antigo e talvez você já tenha conseguido.
      Mas eu lhe recomendo o ed bot.
      Escreva /welcome ram e ele dará boas vindas e informará regras, descrição do grupo (descrição e regras você edita com um comando), e quem é criador e quem é moderador. @EdRobot.
      E ele é fácil de se utilizar. Espero ter ajudado.

  • Kaue Oliveira

    Olá Boa noite estou criando um bot mas o mesmo não esta se comunicando com a Api você tem ideá do que pode estar a acontecendo?