Shell Script

“O livro Shell Script Profissional ensina a fazer programas de qualidade em shell, com ênfase em código legível, portabilidade e manutenção futura. Melhore seus scripts, adicionando opções de linha de comando, arquivo de configuração, banco de dados e interface amigável ao usuário. Use a internet para rodar seu CGI. Domine as ferramentas do sistema, as expressões regulares e os caracteres de controle.

Indicado para administradores de sistemas, programadores, analistas, estudantes e usuários avançados. Indispensável para quem quer dominar o assunto. Os ensinamentos poderão ser usados em diversos sistemas, incluindo Unix, Linux, Mac e Windows. “  Aurélio Marinho.

Nessas férias queria aprender um pouco mais de Shell Script, procurei alguns livros  mas fiquei em dúvida entre  Shell Script Profissional e Programação Shell Script, de Aurélio Marinho e Julio Cezar Neves, respectivamente. Apesar de meu conhecimento ser bastante precário sobre o assunto, acabei optando pelo livro do Aurélio. Pesquisando no BuscaPé encontrei o livro por um preço muito abaixo do normal, e sem frete no Submarino. Prontamente comprei.

Há pouco tempo o livro chegou, já dei uma lida em alguns capítulos e afirmo que realmente é um livro para se ter em casa. São 480 páginas de boas práticas de programação e muito Shell Script, o autor consegue explicar assuntos complexos de uma forma simples e divertida. Incentivo a quem quiser aprender mais sobre Shell comprar o livro. Porém cuidado, como o próprio Aurélio diz no site, o livro é indicado para pessoas que tenham algum conhecimento básico sobre shell, caso contrário, recomenda-se o Programação Shell Script.

Apenas como dica, costumo ler o livro com a presença do Canivete Suíço do Shell do mesmo autor.

Rodrigo Lira